quarta-feira, 15 de junho de 2011
Arnica para hematomas e inflamações
A arnica é um dos melhores remédios para tratar machucados com hematomas e inflamações
A vovó tinha razão: óleo ou tintura de arnica não podem faltar em casa. Depois de uma pancada, a erva funciona como um santo remédio. E com comprovação científica, segundo pesquisa realizada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É que a inolina e a quercitina, substâncias presentes na arnica, têm efeito analgésico e anti-inflamatório, contribuindo para diminuir a dor, o inchaço e os hematomas. Comprove você também!
Óleo medicinal
Ingredientes
● 100 g de folhas secas de arnica
● 7 col. (sopa) de azeite de oliva
Modo de preparo
Misture os ingredientes e leve ao fogo em banho-maria, por três horas (sempre com a panela tampada). Esprema bem o resíduo para retirar todo o extrato e coe. Nos casos de dores reumáticas e musculares, use o óleo ainda morno.
Tintura especial
Ingredientes
● 100 g de folhas de arnica (secas ou frescas)
● 1/2 litro de água
● 1/2 litro de álcool de cereais
Modo de preparo
Misture os ingredientes, tampe e deixe descansando em local afastado da luz por 15 dias. Coe e coloque em um vidro escuro. Aplique nos locais doloridos a cada seis horas.
E quem sofre de reumatismo?
Além de acabar com as manchas roxas, a arnica também pode ser usada por quem sofre de reumatismo. Em forma de talco, serve para tratar irritações de pele em bebês. E, como cosmético, combate a oleosidade e a queda de cabelo.
Todo cuidado é pouco
Nem pense em fazer chás com as folhas da arnica, porque a planta possui substâncias extremamente tóxicas, podendo causar vômito, fraqueza, dores abdominais e aumento da pressão arterial. Para saber a dose correta dos remédios homeopáticos (em que essas substâncias são diluídas milhares de vezes), consulte um especialista. E jamais tome sol depois de aplicar a arnica na pele, pois há risco de irritação e reação alérgica.
segunda-feira, 6 de junho de 2011
Lavanda
A Lavanda é uma planta tradicional de jardim de casa de campo. Seus pontos cinza-esverdeados nas folhagens e flores roxas fornecem a cor durante todo o ano. Desde a Idade Média, as flores secas têm sido um dos principais ingredientes do potpourri. Ramos frescos estão incluídos nos grupos de ervas conhecidas como Mussies Tussie, que têm
sido usada por centenas de anos para mascarar odores desagradáveis e afastar
doença.
Descrição
A planta pode crescer até uma altura de 3 metros, mas há formas de lavanda anão,
atingindo apenas cerca de 10 centímetros. As hastes são grossas e lenhosas. As folhas são longas, pontiagudas, e muito estreitas, e ramificam-se perto do chão. As pequenas flores tubulares são realizadas em pontos longos cachos de espessura que rodeiam o tronco da ponta para cerca de 4 polegadas para baixo.
Cultivo
As estacas para novo crescimento podem ser propagadas no verão ou no outono. Sementes podem ser semeadas em bandejas dentro de casa. Uma vez enraizadas, plantá-las, bem drenados, em solos pobres. A folhagem será amarela em solo mal drenados. Arbustos tendem a dispersar-se à medida que amadurecem e é frequentemente
necessário podar
Usos culinária
Flores de lavanda fresca pode ser usada para xarope. Misture 6 ramos em cada litro de calda de geléia de maçã. Retire a lavanda antes do engarrafamento. Também é usado para salada com sabor da fruta, leite e creme. Flores cristalizadas podem decorar bolos e pudins. Use lavanda em vez de alecrim quando cozinhar galinha. Ice-cream com Lavanda é um verdadeiro deleite.
Usos Medicinais
Use uma infusão de lavanda em picadas de insetos. Flores secas e sementes são usadas
em travesseiros de ervas e banhos para acalmar e acalmar os nervos desgastados.
A essência de alfazema aplicada nas têmporas alivia dores de cabeça. Três
ramos em uma xícara de água fervente faz um chá calmante antes de dormir.
Outros Usos
Cachos de lavanda são ditas para repelir insetos. Frescas ou secas são flores
utilizados na água de lavagem de roupas e cabelos. Flores secas e sementes são frequentemente usadas no potpourri e sachês. As hastes são usadas para tecer cestas decorativas.
Para secar as flores, precisa cortá-las logo que elas comecem a se abrir e pendurar de cabeça para baixo em cachos, em uma área bem ventilada.
Sabonete de alfazema
10 colheres de sopa de raspas de sabão de Castela*
8 colheres de sopa de água fervente
2 colheres de flores de lavanda secas trituradas
4 gotas de óleo essencial de lavanda
Derreta o sabão na água em uma tigela colocada sobre uma panela de água quente,
mexendo sempre, até ficar homogêneo.
Esmague as flores até formar um pó. Misture as flores, o óleo com o sabão.
Guarde em um vidro ou garrafa plástica.
*sabão feito com azeite de oliva
Assinar:
Postagens (Atom)