terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
Diferenças entre herbalismo e Aromaterapia
Nem todas as plantas produzem óleos essenciais.
por Penny Keay
.
Há uma grande diferença entre herbalismo e Aromaterapia. Embora eles têm uma coisa em comum, as plantas!
Em Aromaterapia os óleos que usamos são concentrados e voláteis, extraído de diversas plantas e de suas partes através do vapor ou hidrodestilação. Embora existam óleos essenciais extraídos por solventes CO2, mas a destilação a vapor é o método mais comum para a extração. Uma pessoa que estuda propõe e utiliza desses óleos essenciais para a «medicina terapêutica» nas aplicações para a sua saúde e bem-estar são chamados de aromaterapeuta.
No herbalismo se faz de ervas frescas ou secas, nas plantas e flores normalmente apenas as folhas, caules e parte de floração embora existam algumas raízes que de tal forma podem ser usados em fitoterapia também. Para a maior parte do herbalismo usa-se toda a a parte da planta ou em parte triturando-as e transformando-as em pó, e elixires, chás, tinturas, etc A pessoa que estuda e usa esses componentes para aplicações na saúde são chamadas de herbalistas.
No herbalismo envolve o uso de milhares de plantas diferentes. Alguns dos quais nunca deve ser usado em conjunto. O estudo do uso de plantas medicinais de plantas para a saúde é um curso muito longo de estudo e muitas vezes você precisa de um diploma de faculdade e anos de prática e aprendizagem ou de orientação. As ervas são maravilhosos mas são muito diferentes em suas propriedades de óleos essenciais.
Nem todas as plantas produzem óleos essenciais, algumas tem uma quantidade tão pequena que não é rentável para tentar destilar óleos essenciais. Lilás por exemplo, as flores, embora extremamente perfumadas, não produzem óleo utilizável essencial. Há outras plantas com flores que não produzem óleos essenciais por destilação a vapor mas apenas por um processo de trabalho intensivo chamado enfleurage. Estes são raros, dificilmente se encontra fornecedores que tenham tempo ou mão de obra para fazer valer os custos exorbitantes.
No reino vegetal há mais de 250 mil plantas. Destes existem cerca de 450 espécies de plantas que produzem óleos essenciais úteis. Destes apenas cerca de 125-150 podem ser usados em terapia aromática. Muitas são usadas nas indústrias de perfumaria e outras são utilizadas para aromaterapia terapêutica.
Mesmo as ervas mais comuns da culinária (aquelas utilizadas no cozimento) produzirá utilizável óleos essenciais, mas o óleo essencial e ervas frescas ou secas não necessariamente têm as mesmas capacidades aromatizantes.
Os óleos essenciais tem tanta concentração que normalmente não podem ser utilizadas na culinária, a menos que bem diluído. Portanto para cozinhar e assar, usá-las frescas ou secas destes aromas deliciosos vegetais, e nem sequer tentar usar o óleo essencial puro.
Há muitas, muitas plantas no mundo. Apenas uma minúscula fração dessas plantas produzirão utilizáveis Óleos Essenciais para aplicações terapêuticas »« ou medicinais. Dessas milhares de plantas muitas delas podem ser usados em aplicações de ervas em seu estado inteiro fresco ou seco e transformado em outras formas úteis como pós,chás que vai ter componentes diferentes mas muito poderosos para a sua saúde e bem estar.
Ervas e óleos essenciais, embora ambos obtidos a partir de plantas, têm funções e aplicações muito diferentes. A mesma planta pode produzir de óleo essencial e também ser usado como ervas. Mas Óleos essenciais no âmbito da erva e não pode produzir os mesmos resultados ou benefícios para a saúde quanto o outro.
A aplicação de ervas e aplicação de óleo essencial muitas vezes serão diferentes. Tenha isso em mente quando você ler um artigo ou livro de aromaterapia. Algumas ervas podem ter mais efeitos colaterais potencialmente perigosos enquanto o óleo essencial pode não ter os mesmos efeitos. Eclaro vice-versa!
A aplicação de ervas de uso da planta inteira constituídos por componentes à base de água e apenas um pouco de óleo essencial pode ser muito diferente. Quando usado em ou sobre o corpo a preparação de plantas provavelmente terá um resultado totalmente diferente do que o óleo essencial concentra. (Não use diluído óleos essenciais sobre a pele).
As ervas são geralmente ingeridas de várias formas. São trituradas para serem usadas em cápsulas ou em chás ou tinturas. Elas são por vezes misturadas com pomadas e pastas para serem aplicados sobre a pele.
Os óleos essenciais são mais poderosos quando inalado. E pode trazer resultados maravilhosos quando misturado com óleos carregadores e loções e aplicadas à pele. Os óleos essenciais nunca devem ser ingeridos, por sua concentração. Elas podem ser usadas para dar sabor, mas apenas se for devidamente diluída em concentrações seguras. A maioria das pessoas não estão qualificados para fazer isso.
Preparações à base de plantas e ervas são ótimas para serem usadas em muitos problemas de saúde. Suas aplicações variam do mesmo óleo essencial que é produzido a partir da mesma planta.
Por favor consulte um médico licenciado em ervas para o uso seguro de ervas para sua saúde.
Os óleos essenciais são maravilhosos para a sua saúde e bem-estar e são muito poderosos. Por favor consulte um aromaterapeuta certificado para o uso adequado e seguro de óleos essenciais quando utilizados em aplicações de saúde.
Por favor utilize ambas ervas e óleos essenciais de forma responsável e sensata para a sua saúde. A natureza nos proporciona dois presentes maravilhosos, desde que saibamos usá-los sabiamente.
Assinar:
Postagens (Atom)